A hora certa de sair do MEI é uma das maiores dúvidas que todo empreendedor já teve. É fundamental saber qual é o momento certo de migrar do MEI para outro enquadramento mais compatível com a atual situação do seu negócio.
Por isso, no texto de hoje ,trouxemos pontos importantes sobre o tema.
Motivos para sair do MEI
Abaixo listamos os principais motivos que fazem o empreendedor saber que é hora de migrar para o MEI.
Faturamento
Um dos primeiros sinais que é preciso mudar do ME para outro enquadramento, é justamente o faturamento. Isso porque o MEI tem seu teto de faturamento anual de até R$81.000,00.
Então, se seu faturamento está fechando muito próximo disso, ou já ultrapassou, é hora de optar por um enquadramento dentro do Simples Nacional. Assim, o limite de faturamento vai aumentar. É claro que terão aumento de impostos, mas isso faz parte de toda empresa em crescimento.
Contratação de colaboradores
Outro fator bastante limitante do MEI é poder contar com apenas um colaborador. O negócio funciona com o microempreendedor e a possibilidade de contar com apenas mais uma pessoa, que poderá ganhar no máximo um salário mínimo.
Por isso, com o passar do tempo é normal que o negócio se desenvolva, o que já vai bater de frente com o item acima, e a quantidade de colaboradores ou até mesmo o valor pago para o funcionário tenha que ser aumentado.
A única opção é fazer a migração do MEI. O MEI é muito importante e ajuda diversos negócios a sair do papel. Mas é preciso saber que esse facilitador tem um limite, no final das contas, o objetivo deve ser migrar e crescer.
Inclusão de sócios
Um dos outros motivos para sair do MEI é que ele é limitado a ter apenas um proprietário e não contar com sócios. Como o próprio nome sugere, microempreendedor individual.
Mas como sabemos o desenvolvimento de uma empresa muitas vezes passa por inserção de novos parceiros e sócios. Então, se surgir uma boa oportunidade para ter sócios, é hora de avaliar seriamente se vale a pena continuar como MEI.
De modo geral, a inclusão de sócios aumenta as condições da empresa crescer. Além disso, vale mais a pena ser dono de 50% de um bom negócio, do que ter 100% de uma empresa que não sai do lugar.
Se surgir uma boa proposta de parceria, certamente, é a hora certa de migrar do MEI.
Atender empresas de fora do Brasil
Outro fato pouco comentado do MEI, é que ele limita o empreendedor a atender apenas o mercado brasileiro. O que em um primeiro momento pode não ser um problema, começa a ser quando surgem propostas do exterior e a empresa ou o profissional estão limitados ao Brasil.
Entretanto, se o empreendedor migrar de MEI para outro enquadramento do Simples Nacional, poderá fazer trabalhos para outros países. Então, sair do MEI vai ampliar ainda mais os horizontes do negócio.
Descubra o poder da contabilidade digital com a Miragers Serviços Contábeis! Estamos aqui para transformar o futuro financeiro da sua empresa. Com atendimento personalizado e serviços de alta qualidade, garantimos o sucesso do seu negócio.
🔍 Procurando por Abertura de Empresa ágil e eficiente?
🚀 Quer levar sua contabilidade para a era digital?
🔄 Planeja a transição de MEI para ME?
Nós temos a solução! Entre em contato agora mesmo e desbloqueie o potencial de crescimento da sua empresa. Sua jornada para o sucesso começa aqui!
Conecte-se conosco nas redes sociais para ficar por dentro das últimas novidades:
📘 Facebook: @miragersoficial
📸 Instagram: @miragersoficial