As melhores respostas para trazer novos negócios para uma oficina de automóveis incluem: diferenciar-se da concorrência e, em seguida, alcançar novos clientes por meio de ações de divulgação.
Se você está com dificuldades para criar estratégias de marketing para oficina mecânica está no lugar certo. Neste artigo vamos apresentar 15 sugestões de táticas simples de como atrair clientes para oficina mecânica.
Como atrair clientes para oficina mecânica, dicas de ações fáceis de aplicar
1. Comece com um e-mail
Crie o hábito de coletar os endereços de e-mail de seus clientes e envie um boletim informativo periodicamente.
O e-mail marketing é uma linha direta de comunicação que permite que você fique em contato com os clientes.
Você pode estimular o consumo oferecendo promoções para atrair os clientes. Essa é uma ótima estratégia de como captar clientes para oficina mecânica. Mas, vá além! Forneça mais valor do que ofertas.
Equilibre suas mensagens de e-mail compartilhando conteúdo relevante – como dicas para manutenção do carro – e anúncios promocionais voltados para vendas.
2. Forneça lembretes personalizados de serviço
Fornecer experiências de atendimento personalizado é outra maneira de destacar seu negócio.
Colete dados de clientes e crie planilhas que permitam que você veja quando um cliente está próximo ao período de realizar um serviço, como por exemplo trocar o óleo do carro ou fazer uma revisão próximo às férias (período em que muita gente viaja).
Próximo às datas envie lembretes direcionados e personalizados para os clientes. Você pode fazer isso por e-mail, whatsapp ou SMS.
3. Solicite Feedback
Outra maneira de manter o contato é acompanhar os consumidores depois que eles se tornaram clientes, ou seja, depois que realizaram algum reparo em seu estabelecimento.
Envie uma mensagem solicitando uma avaliação e sugestões de melhoria, sobre o desempenho do serviço oferecido por sua oficina e crie uma conexão mais profunda e pessoal com seus clientes.
4. Implemente um plano de serviço de assinatura
Uma maneira simples de como atrair clientes para oficina mecânica e fidelizá-los é criando um plano de assinatura.
Como funciona?
Se você oferece serviços regulares de manutenção em sua oficina, considere implementar um programa que garanta que seus clientes retornem a você para todas as suas necessidades futuras.
Crie um plano de serviço de assinatura que permita aos clientes distribuir seus pagamentos ao longo do tempo em troca de serviços programados com desconto.
5. Eduque os clientes através de conteúdo informativo
Muitos consumidores desconfiam de oficinas mecânicas, devido a diversos casos de profissionais que não são sérios e corretos.
Visto isso você tem que trabalhar para conquistar a confiança deles.
Uma maneira de fazer isso é fornecendo conteúdo informativo que alivia seus medos, preocupações e dúvidas.
Você pode atrair clientes com banners e panfletos que informem como prevenir danos ao motor, por exemplo.
Também é indicado que você tenha um blog para passar esse tipo de informação ou mesmo utilize redes sociais como Facebook para distribuir esses materiais.
Outro tipo de conteúdo relevante é criar materiais que expliquem como um determinado serviço é feito e por que ele é necessário.
6. Use sinalização na loja para promover produtos e serviços.
Os clientes que já estão dentro da sua loja são clientes em potencial altamente engajados.
Capte essa atenção abandonando cartazes e panfletos antigos que os clientes ignoram e, em vez disso, use ferramentas atraentes de sinalização digital.
Você pode instalar uma televisão moderna e usá-la para divulgar novas marcas parceiras ou novos serviços que melhoram a performance dos carros, por exemplo. Elas também podem ser usadas para divulgar promoções.
7. Crie uma presença de mídia social envolvente e pessoal
Existem várias formas de como divulgar um serviço na internet. Como citamos anteriormente, usar suas plataformas de mídia social como canal para fornecer conteúdo informativo e envolvente, é uma ótima ideia.
Você não precisa estar em todas as plataformas de mídia social. Mas, se deseja atrair clientes para sua oficina mecânica, crie pelo menos um perfil no Facebook e atualize regularmente sua página com conteúdo que interessa ao seu público.
Seu conteúdo não precisa ser todo sobre o reparo automotivo. Pode estar relacionado a qualquer coisa sobre veículos, direção, sua comunidade e sua loja, como:
- dicas de segurança para o motorista;
- conselhos sobre manutenção de carro;
- dicas de viagem;
- notícias de trânsito;
- fotos de sua equipe e localização;
- histórias de satisfação do cliente;
- informações sobre eventos locais;
- suporte para iniciativas da comunidade.
8. Ouça os usuários digitais
Estar nas redes sociais não é apenas compartilhar mensagens. É também ouvir o que os outros estão dizendo.
Acompanhe as conversas online para ter uma ideia do que os clientes pensam e precisam. Identifique os problemas que seu público-alvo tem, para que você possa ajudá-los a resolver, procure também:
- por menções da sua marca;
- menções de seus concorrentes;
- comentários relacionados ao seu setor, produtos e serviços.
9. Recompense os clientes por check-ins e menções sociais
As menções sociais positivas sobre sua marca são boas para os negócios. Eles são uma forma de publicidade gratuita porque colocam sua empresa na frente de um público, de forma orgânica.
Assim, incentive seus clientes a mencionar sua empresa e fazer o check-in por meio de plataformas sociais durante as visitas a seu estabelecimento.
Forneça incentivos como ofertas, descontos ou brindes.
10. Incentive os clientes a escreverem comentários
Outra maneira de aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário para conectar-se a mais clientes é coletar e postar depoimentos sobre sua empresa.
As avaliações dos clientes são peças importantes sobre como atrair clientes para oficina mecânica.
Provas sociais criam confiança e incentivam novos clientes a fazer negócios com você.
Você também pode pedir aos clientes fiéis a sua oficina que deixem um depoimento por vídeo. Você pode gravar do seu celular mesmo e depois publicar nas redes sociais. Nesses casos, pode ser interessante investir em anúncios no Facebook que fazem esse conteúdo ter maior alcance, por um baixo investimento.
11. Destaque antes e depois das fotos
Mostre aos clientes que eles podem confiar em você compartilhando conteúdo que comprove o valor de seu trabalho.
Publique fotos com antes e depois do trabalho que sua equipe concluiu. Também apresente fotos em seu site e em folhetos impressos.
12. Organize eventos
Uma das estratégias para captar clientes para oficina mecânica é a organização de eventos.
Você pode propor sessões informativas e seminários sobre manutenção de carros, por exemplo.
Essa é uma boa maneira de dar as boas-vindas a novos rostos em sua oficina, bem como reforçar seu relacionamento com clientes antigos.
13. Conecte-se com compradores locais
Além de ser capaz de levar sua marca para o mundo, a internet é uma ferramenta muito útil para se conectar com pessoas na sua cidade. E talvez aí esteja a maior vantagem para a administração da empresa e suas finanças.
Você pode segmentar clientes com base em sua localização:
- otimizando seu site para SEO local;
- usando o Facebook e os anúncios do Google com segmentação de clientes para a sua região;
- criação de páginas de perfil do Google Business.
14. Crie um programa de recompensas sobre indicação
Ofereça um programa de recompensas de indicação para seus clientes.
Permita que os clientes atuais saibam que, se indicarem um novo cliente para sua empresa, receberão benefícios como pequenos brindes, descontos de serviço e inscrições em eventos.
Você também pode querer dar pequenas recompensas a novos clientes quando eles mencionarem uma indicação, pois isso os ajudará a lembrar-se de dar crédito ao seu referenciador.
15. Envolva-se com a comunidade
Permita que as pessoas da sua comunidade saibam que você está na área e se dedique a apoiar outras iniciativas locais. Envolva-se com a comunidade:
- patrocinando eventos locais;
- realizando parceria com outras empresas locais.
Ninguém que esteja realmente procurando aprender como atrair clientes para oficina mecânica deve se manter trabalhando com papel, caneta e um monte de anotações em blocos perdidos e espalhados.
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