Como faço para trocar de contador

Como faço para trocar de contador?

Assim como você, muitas pessoas têm várias dúvidas se podem trocar de contador. A resposta é sim, e essa mudança pode ocorrer a qualquer momento, servindo principalmente para garantir uma melhor relação entre empresa e escritório contábil.

Em geral, a troca ocorre quando a empresa deixa de ter a segurança necessária no escritório contratado. Essa mudança é ainda mais recomendada para garantir a regularidade fiscal do seu negócio, uma vez que você perceba que o contador não esteja fazendo um bom trabalho.

Agora que você já sabe que pode trocar de contador, confira nosso artigo como é o processo e no que você deve estar atento para não ter problemas. Confira!

A empresa pode trocar de contador?

A troca de contabilidade é um direito do empresário, previsto inclusive no Código de Defesa do Consumidor. Ele tem o direito de optar pelo escritório de contabilidade que melhor atenda às necessidades contábeis da sua empresa. 

Como faço a troca de escritório de contabilidade?

O processo de troca de escritório contábil envolve o cancelamento dos serviços com o contador, que deve ser feito formalmente por meio de e-mail.

Neste comunicado, é importante constar os dados da empresa e data o encerramento do contrato. Em geral, o contador informara um prazo para organização da documentação cadastral, contábil, fiscal e de pessoal, que deverá ser devolvida aos proprietários.

Com o novo escritório de contabilidade, o empresário firmará um Contrato de Prestação de Serviços Contábeis, no qual estará claro quais serão os serviços técnicos prestados pelo contador.

Como sei que devo trocar de contador?

O momento de trocar de contador é bastante clara, mas em geral alguns empreendedores acabam não percebendo os sinais. Você sabe que será hora de trocar quando:

O atendimento ruim

Quando o seu contador não realiza mais um atendimento bom, é um sinal claro que a relação da sua empresa com o escritório precisa chegar ao fim. Afinal de contas, é o contador o responsável pelas suas finanças e qualquer problema de atendimento pode comprometer severamente a relação de confiança existente.

Profissionais sem qualificação

Respostas pouco claras, mais dúvidas do que soluções, e erros são outros sinais evidentes que o escritório não está devidamente qualificado para atender ao seu negócio. Isso em geral é resultado de profissionais que não costumam se aperfeiçoar diante das novidades do mercado.

Perda de documentos

Um dos sinais mais graves de que o serviço prestado é ruim é quando a gestão de documentos passa a ser feita de forma não profissional, com perda de alguns deles ou preenchimentos incorretos. São detalhes que podem inclusive comprometer a situação fiscal de sua empresa!

Perda de prazos

Quando você contrata um escritório de contabilidade, é porque você precisa de um profissional para cuidar da gestão contábil do seu negócio. Logo, caberá a eles estar atentos a todos os detalhes e jamais perder prazos para o preenchimento de declarações ou pagamento de tributos. Se o cuidado com as datas deixa a existir, encerre o contrato o quanto antes!

Cobrar pelos trabalhos

Se você precisa ficar lembrando sempre seu contador sobre os trabalhos que ele deve prestar é outro sinal evidente que chegou a hora de trocar de escritório de contabilidade. O profissional contábil tem a função de se antecipar aos problemas e sempre apresentar os melhores caminhos, para que você possa tomar a melhor decisão.

Contabilidade pouco clara

Nos dias atuais, é necessário que você possa acompanhar em tempo real as finanças da sua empresa. Desta forma, é vital que o escritório contábil o mantenha sempre atualizado de tudo o que acontece em sua empresa. Se a relação é diferente disso, é outro motivo para você trocar de contador.

Analise seu novo contador

Você chegou à conclusão que é necessário trocar de contador, mas tem dúvidas sobre como fazer a melhor escolha? Analise alguns aspectos básicos que envolvem o setor atualmente e verifique qual a reputação da empresa no mercado, converse com outros profissionais atendidos pelo escritório e se eles possuem capacidade técnica e tecnológica para lhe oferecer a melhor solução.

Por falar em novidade, um dos diferenciais está na contabilidade digital, que permite que você possa acessar os dados da sua empresa a qualquer momento e de qualquer lugar, otimizando seu tempo e lhe dando maior embasamento para a tomada de decisões.

Além disso, escritórios contábeis modernos contam com sistemas de gestão inovadores, desburocratizados e dinâmicos.

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

 
 
 
×