Como definir o capital social de uma empresa

Como definir o capital social de uma empresa?

O capital social de uma empresa é o valor definido pelo empreendedor, ou pelos sócios, para que seja investido na abertura e na manutenção do negócio até que ele gere algum lucro. Sem este recurso, é praticamente impossível que a empresa conquiste algum tipo de sucesso. Diante disso, é essencial saber como definir o capital social de uma empresa.

Outro fato relevante sobre o capital social é que ele está diretamente ligado com o processo burocrático de abertura da empresa. Isso porque o capital social definido indicará, por exemplo, qual é a melhor natureza jurídica para um negócio.

É justamente por isso que o valor, geralmente, é definido com a ajuda de um profissional contábil. Ele pode ajudar, por exemplo, com uma consultoria financeira e com a consultoria burocrática do processo de abertura da empresa.

Entenda como definir o capital social de uma empresa

Há uma série de dados relevantes que devem ser levados em consideração para definir o capital social da sua empresa. Abaixo compartilhamos algumas dicas que ajudará o empreendedor.

1. Desenvolva um plano de negócio

O primeiro passo é desenvolver um plano de negócio. Ele é um documento no qual o empreendedor deverá destacar tudo o que é necessário para abrir sua empresa.

Por exemplo, entre as informações necessárias no documento estão: valor necessário para comprar matéria-prima, contratar funcionários, alugar um local, comprar equipamentos etc.

A definição de cada gastos exigidos para abrir a empresa será fundamental para entender o valor de investimento inicial.

2. Defina o valor necessário para manutenção

Após compreender quanto será necessário para abrir a empresa, será necessário definir o valor que garantirá sua manutenção até que ela gere lucro. O cálculo deve levar em consideração questões, como: pagamento de colaboradores, pagamento de fornecedores, aluguel, pagamento de contas etc.

3. Defina a cota de cada sócio

Caso a empresa tenha sócios, é fundamental definir a cota de cada um. Além disso, também será necessário destacar o valor de investimento deles. Essa informação poderá ser crucial para definir o capital social da empresa.

4. Defina a natureza jurídica da empresa

Como mencionado, cada natureza jurídica exige um determinado valor de capital social. Sendo assim, o empreendedor precisará compreender qual melhor se adequa a sua necessidade. Veja as opções:

Capital social para abrir MEI

O Microempresário Individual (MEI) não exige um mínimo de capital social. Contudo, é importante ressaltar que essa natureza é específica para profissionais autônomos que tenham um faturamento anual de até R$81 mil.

Capital social para abrir EI (Empresário Individual)

O Empresário Individual é a natureza jurídica específica para empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil. Nesse caso, não há um valor mínimo de capital social para abrir empresa. No entanto, há restrições sobre os tipos de atividades que podem se enquadrar nessa categoria.

Capital social para abrir EIRELI

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) é recomendada para empresas que não contam com sócios. Diante disso, o empreendedor é detentor de 100% da empresa.

O capital social para abrir uma EIRELI é de 100 salários mínimos. O valor não precisa ser comprovado no momento de abrir empresa, mas ele precisará ficar disponível na conta corrente da empresa.

Capital social para abrir Sociedade Limitada (LTDA)

Essa natureza jurídica é recomendada para empresas com dois ou mais sócios e o capital social não conta com um valor mínimo. Ele será definido pelo valor de investimento dos sócios que será representado como cota acionária de cada um.

Capital Social para abrir Sociedade Limitada Unipessoal

A Sociedade Limitada Unipessoal conta com apenas um sócio. Ela é recomendada para empreendedores que desejam abrir empresa e proteger seu capital pessoal.

 Não há valor mínimo de capital social para abrir uma sociedade limitada unipessoal. Mas será necessário um valor de investimento inicial que deverá ser comprovado.

Como formalizar o capital social da empresa?

A formalização do capital social de empresa ocorre durante a produção do contrato social que é um dos requisitos para abrir empresa. A melhor maneira de formalizar o capital social é com a ajuda de um contador.

O profissional conversará com o empreendedor para compreender o tipo de atividade que a empresa exercerá, as projeções para o futuro, as reais necessidades do empreendedor. Com isso, ele conseguirá estabelecer qual a melhor natureza jurídica para a empresa e, como consequência, o capital social necessário.

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

×