Uma das dúvidas que chegam até nós, é de empresários que estão prestes a mudar de ramo, é não sabem como baixar uma empresa inativa.
A primeira coisa que deve ser vista é se ela possui dívidas. Se esse for o caso, a questão se torna um pouco mais complexa.
Mas fique tranquilo e saiba que você pode fazer isso sem grandes custos. Pensando em te ajudar nesse momento, preparamos um artigo com todas as informações necessárias para baixar uma empresa inativa, então continue a leitura para saber mais.
Como baixar uma empresa inativa com dívidas de uma forma simples?
É fato que ninguém abre uma empresa pensando em encerrá-la. Mas muitos motivos podem levar a essa decisão, como as crises econômicas. E é por isso, que hoje em dia, muitos negócios fechados possuem grandes dívidas com os cofres públicos.
Além disso, esse fator é determinante para que essas pessoas não consigam se reerguer e tentar novamente. Por outro lado, independentemente do valor das suas dívidas, você tem como baixar uma empresa inativa e com dívidas.
Antes de mais nada, o empresário só vai precisar transferir as dívidas da empresa (CNPJ) para o CPF. Segundo o Governo Federal, essa é uma forma de agilizar os processos mais burocráticos, através da Lei 147/2014. Mas é preciso saber onde a sua empresa se encaixa e qual a forma de prosseguir.
Microempreendedor Individual (MEI)
Sem dúvidas, esse é um dos modelos que mais crescem atualmente. Por isso, se sua empresa é MEI, basta entrar no Portal do Empreendedor para fazer essa solicitação. Mas é preciso estar atento as informações disponibilizadas, já que a baixa é definitiva.
Sendo assim, se quiser reabrir o seu CNPJ em algum momento, será necessário fazer o procedimento de novo. Já as contribuições mensais são obrigatórias do início ao encerramento das suas atividades.
Micro e pequena empresa
Assim como o MEI, para solicitar a baixa da sua Micro e pequena empresa, vai ser preciso acessar o site da Receita Federal. Aliás, lá você encontra as informações sobre débitos e caso haja, é possível fazer a regularização.
Sociedades
Diferentemente das duas modalidades anteriores, se a sua empresa é uma sociedade, o mais indicado é ter um escritório contábil nessa função. O encerramento desse tipo de negócio precisa ser dado por todos ou um dos sócios, no entanto, ele deverá liquidar alguns débitos.
Depois desse processo, começa a segunda parte que se refere ao Distrato Social, onde serão indicados os patrimônios e como serão divididos.
Em seguida, a etapa mais burocrática, onde são detalhados todos os tipos de pendências da empresa. Por exemplo: previdência, questões trabalhistas, certidões negativas, junta comercial e nas esferas municipal e estadual.
Por isso, o mais indicado para esse tipo de negócio é que seu escritório de contabilidade cuide dessas etapas. Além disso, é uma forma de não se deparar com problemas no futuro e gastar mais dinheiro do que o necessário.
Contrate uma Assessoria e os serviços contábeis para a sua empresa
Agora que já sabe o passo a passo de como baixar uma empresa inativa e com dívidas, acredito que você tenha entendido a importância de ter uma assessoria. Não é preciso passar por problemas para correr atrás de profissionais capacitados.
Descubra o poder da contabilidade digital com a Miragers Serviços Contábeis! Estamos aqui para transformar o futuro financeiro da sua empresa. Com atendimento personalizado e serviços de alta qualidade, garantimos o sucesso do seu negócio.
🔍 Procurando por Abertura de Empresa ágil e eficiente?
🚀 Quer levar sua contabilidade para a era digital?
🔄 Planeja a transição de MEI para ME?
Nós temos a solução! Entre em contato agora mesmo e desbloqueie o potencial de crescimento da sua empresa. Sua jornada para o sucesso começa aqui!
Conecte-se conosco nas redes sociais para ficar por dentro das últimas novidades:
📘 Facebook: @miragersoficial
📸 Instagram: @miragersoficial
Transforme sua contabilidade, transforme seu negócio com a Miragers! 💼✨