Antes de falar sobre os aspectos necessários para a abertura do negócio, é importante com que você fique por dentro da realidade do mercado de bebidas no Brasil. No país o público consumidor é em sua maioria, a população jovem e de poder aquisitivo menor (77% das vendas totais destinam-se às classes C, D e E). Quanto à divisão no mercado interno, é bom saber que o Estado de São Paulo representa 40% do consumo.
A Lei 11.705, conhecida como “Lei Seca”, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, provocou certa mudança de hábitos na população, o que impulsionou o marketing e as vendas de cervejas sem álcool.
Desde 2010 o crescimento médio acumulado foi de 5%, dois pontos acima da média para outros tipos de cerveja, considerando o mesmo período. Nos últimos anos houve aumento também da comercialização de bebidas não gaseificadas como sucos, águas minerais, chás, isotônicos e energéticos.
Isso ocorre por conta de uma onda de conscientização da população mundial que busca, aos poucos, passar a ter hábitos mais saudáveis.
Investimento necessário
O investimento para este tipo de negócio dependerá do porte das instalações físicas e o volume, em litros, do estoque de bebidas para revenda.
O aporte mínimo estimado gira em torno de 50 e 100 mil reais para começar em um espaço de 300 m², que é mais do que suficiente para armazenar a estrutura física e para o bom funcionamento de seu negócio.
A maior parte do valor que deverá ser investido está relacionado a compra de mercadorias, reformas no imóvel utilizado e com veículos para realizar os processos de entrega, em caso de a sua distribuidora de bebidas atender a outros estabelecimentos comerciais.
Qual a documentação necessária para montar uma distribuidora de bebidas?
Alguns processos burocráticos podem variar de acordo com as diferentes localidades, mas de uma forma geral, os procedimentos e documentação necessária para a abertura do negócio são as seguintes:
- Escolha do tipo de sociedade da empresa, definição de nome da distribuidora de bebidas e criação do contrato social;
- Registro na junta comercial de sua localidade;
- Realizar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na receita federal;
- Registro na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de seu estado;
- Inscrição junto a prefeitura municipal para a obtenção do alvará de localização;
- Registro no sindicato patronal;
- Registro no conselho regional de administração;
- Obtenção de alvará de funcionamento junto ao corpo de bombeiros.
Como será a divulgação de sua distribuidora de bebidas?
Como o seu negócio se encontra em um estágio inicial, uma boa divulgação é absolutamente imprescindível para que os clientes conheçam a sua distribuidora e passem a consumir as suas bebidas.
É importante que você estruture fanpages de sua distribuidora nas mais variadas redes sociais, informando os seus clientes a respeito de seus produtos e promoções, despertando o interesse do público.
As redes sociais são ferramentas cada vez mais essenciais no mundo dos negócios, devido ao grande alcance que possuem e pelo aumento cada vez maior do número de usuários, dia após dia.
Mas é importante não esquecer do marketing tradicional, com a distribuição de panfletos, fôlderes e cartões de visitas produzidos por agências especializadas. Outras possibilidades, é anunciar em jornais, rádios e outros meios de comunicação da sua região.
Se sua distribuidora atende a outras empresas, como bares e restaurantes, procure fazer parcerias para que esses estabelecimentos divulguem o seu negócio e possibilitem um maior alcance de clientes.
Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços Contábeis. Clique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.
Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.
Será um prazer conversar!
Acesse nosso Facebook: @miragersoficial
Acesse nosso Instagram: @miragersoficial