fbpx
Como abrir um CNPJ no Rio de Janeiro

Como abrir um CNPJ no Rio de Janeiro

Ter um CNPJ é obrigatório para qualquer empresa ou organização que recebe dinheiro. Com ele, se passa a funcionar dentro da lei. E, além disso, ao abrir um CNPJ, é possível ter vantagens restritas à pessoas jurídicas como: a emissão de nota fiscal, descontos em compras grandes e a contratação de serviços exclusivos.

A sigla CNPJ é usada para Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Ela funciona como um registro perante à Receita Federal, órgão responsável pelas transações financeiras no Brasil. Além disso, contém informações importantes sobre a organização. Entre elas: 

  • Nome;
  • Endereço;
  • Ramo de atuação. 

Então, leia o nosso conteúdo até o final e saiba tudo sobre CNPJ, quais são os modelos e como abrir. Vamos lá? 

CNPJ: como funciona?

O CNPJ substituiu o antigo CGC (Cadastro Geral do Contribuinte). Somente com esse cadastro (CNPJ) é possível registrar o nome da firma, emitir contratos e notas fiscais.

O número do CNPJ é a forma como você identifica uma empresa. Funciona, por exemplo, como o CPF para as pessoas físicas. Mas, além de grandes empresas, profissionais autônomos, que prestam serviços, também precisam abrir CNPJ. 

As empresas e os empresários prestadores de serviços necessitam cadastrar suas empresas para emitir notas fiscais e garantir os direitos fiscais e jurídicos. Além disso, para solicitar maquininhas ou criar contas em bancos, o empresário conta com mais vantagens. 

É necessário também para que os funcionários tenham os direitos trabalhistas garantidos. 

Quem precisa abrir um CNPJ?

No Brasil, empresas de todo porte e categoria devem ter seu cadastro de pessoa jurídica. Ou seja, devem seguir com a abertura de CNPJ. Incluindo aquelas que atuam apenas no ambiente virtual, como e-commerce ou escolas digitais.

Só após essa formalização sua companhia passa a “existir” de fato.

Mas, além das empresas, o governo também exige que outras organizações tenham um cadastro de pessoa jurídica para atuarem dentro da lei. Entre elas estão as igrejas, associações, sindicatos e partidos políticos.

Já sabemos quem precisa ter um cadastro de pessoa jurídica. Agora, chegou a hora de falarmos sobre os passos necessários de como para abrir um CNPJ.

Como abrir um CNPJ?

O processo para a abertura de um CNPJ parece ser complicado, mas é mais simples do que você imagina! Alguns passos são necessários para você seguir, como: definição do seu modelo de negócio, formalizar e oficializar o pedido.

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara em Jacarepaguá e também no Centro, com contadores especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

×